top of page

A importância do Monopólio (sim, mesmo o jogo)!

O famoso, e antigo, Monopólio! Esse jogo que tantas horas de diversão trouxe a tantos nos anos 90 e, para alguns, ainda traz hoje em dia.


Na altura víamos apenas como um jogo de diversão pura e dura em que tentávamos enriquecer, comprar todas as propriedades possíveis, construir casas e hotéis, cobrar rendas aos nossos amigos que lá calhavam, na expectativa que todos ficassem sem dinheiro em algum momento para que fossemos nós os vencedores.


Era difícil para nós, jovens de pouca idade, perceber que podia haver ali algo mais do que apenas um jogo às vezes estupidamente longo e entediante.


E se vos disser que o Monopólio é, na sua essência, a forma mais resumida, simples e intuitiva de perceber o tema das finanças pessoais e do investimento? Vejamos:

  • Todos estão em pé de igualdade no início e nisto até é melhor do que a vida real. Coisas como discriminação de algum tipo ou favorecimentos ilícitos são inexistentes. Todos começam da mesma maneira: uma peça à sua escolha e 1500 "euros" (procurei se existe algum nome oficial para a moeda usada mas parece que se chama apenas "Monopoly Money")

  • Todos são completamente livres de adotar a estratégia que bem entenderem e que acharem ser a melhor para o seu jogo.

  • No decorrer do jogo podem suceder uma série de eventos inesperados bons ou maus, tal como na vida real.

  • Se pensarmos que cada volta no tabuleiro é um mês, cada passagem na casa de partida é o dia em que recebemos o ordenado e que é, por norma, fixo e certo, tal como no jogo

  • Temos de pagar impostos, quer queiramos quer não

  • Se gastarmos mais do que temos e acabarmos sem dinheiro, o banco fica-nos com tudo e acaba-se aquele jogo para nós, tendo sempre a hipótese de começar de novo.

Se pensarem nisto que aqui está acima, concordam que há aqui muitas semelhanças? Recebo o meu "ordenado" na casa de partida, pago a outros o que consumo, pago impostos e despesas de saúde e posso utilizar o dinheiro que tenho para comprar coisas que me rendem dinheiro. Faz sentido?


Como o objetivo deste blog é especificamente a educação financeira, vamo-nos focar na última parte da frase: "comprar coisas que me rendem dinheiro" já que para gastar ninguém, habitualmente, precisa de ajuda :).


Nos próximos artigos, vamos explorar uma série de veículos onde podem investir o vosso dinheiro para que ele vos traga mais algum.


Entretanto vão comprar o Monopólio :)



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page