top of page

Estás a começar a investir? Evita estes erros!

Há uns tempos tomaste a importante decisão de começar a controlar as tuas finanças. Assumiste que a situação em que estavas não era a que querias e que ias fazer tudo para a melhorar.


Começaste a seguir umas páginas nas redes sociais, a ouvir uns podcasts e a ler uns livros.


Depois disso, veio a aplicação dessa aprendizagem. Criaste a tua folha de Excel e começaste a controlar o teu orçamento pessoal. Hoje sabes exatamente quanto dinheiro recebes, quanto dinheiro gastas e, mais importante do que isso, onde o gastas.

 

Se te revês nestas últimas frases, parabéns! A decisão que tomaste foi acertada e estás no caminho certo para mudar a tua vida.

 

Entraste agora na terceira fase da tua revolução financeira e queres começar a investir. Esta fase é, habitualmente, a mais difícil e está repleta de desafios, armadilhas e testes à tua resiliência. Para que te possa ajudar nesse arranque, adianto-te já alguns erros habituais de quem começa a investir para que possas pensar sobre eles e evitá-los, acelerando assim o teu caminho para o sucesso financeiro:


1. A tua estratégia é "investir na poupança"


Vamos já deixar uma coisa clara. O investimento é uma coisa e a poupança é outra e, por isso, o conceito de "investir na poupança" não existe. Tanto a poupança como o investimento são importantes e deves ter produtos de ambas as realidades na tua estratégia. No entanto, é importante que tenhas bem a noção que são coisas totalmente diferentes.


2. Investes sem perceber totalmente o que estás a fazer


Eu percebo que o mundo dos investimentos é cativante e que as inúmeras promessas de muito dinheiro rápido invadem as redes sociais de todos nós. Essa tua vontade de começar já a comprar ações a torto e a direito sem saber o que estás a fazer vai dar asneira em 99% das situações e quando isso acontecer vais sentir a frustração e a desilusão. Daí a desistires da tua estratégia é um pequeno passo. Dedica tempo a conhecer os vários produtos de investimento que existem e a dominar todos os seus detalhes para que possas fazer um investimento totalmente consciente.


3. Achas que és a sucessão natural do Warren Buffett


Isto até pode ser verdade e, se realmente se confirmar, então muitos parabéns! No entanto, esta sensação de importância normalmente instala-se quando começas nos teus investimentos e apanhaste uma altura boa em que tudo está a subir. Durante a primeira semana és imparável e depois quando tudo começa a descer percebes que afinal nem tudo são rosas. Mantém a tua humildade ao longo de todo o processo e nunca pares de aprender e de tentar melhorar.


4. Começas a investir sem um plano definido


Quando começas a investir deves ter um plano bem definido e evitar "disparar" para todos os lados enquanto te convences que assim estás a diversificar. A diversificação é extremamente importante para que possas equilibrar o risco da tua carteira, mas demasiada diversificação torna-se dispersão e só vai servir para perderes o teu rumo e começares a perder dinheiro nas mais variadas comissões e custos associados ao teu investimento


5. A fiscalidade é algo que não te interessa


Vamos ser realistas: a fiscalidade é muito chata (desculpem-me as pessoas formadas e dedicadas à fiscalidade). Ainda assim, é parte das nossas vidas e temos de viver com ela. Se estás a começar a investir, tens de perceber como funciona a parte fiscal, ou seja, quantos impostos vais pagar e quando para que isso te ajude a definir a estratégia. Aprende, pelo menos, as bases para não depois não teres a surpresa desagradável mais tarde.


Qualquer novo processo ou rotina não é isenta de erros e podemos aprender muito com eles. No entanto, lembra-te que:

 

Aprender com os nossos erros é bom mas aprender com os erros dos outros é melhor!

 

Se algo te motivou a ler este artigo é porque estás no caminho certo. Mantém a tua paciência e persistência e tudo vai correr bem, mesmo que cometas alguns erros pelo caminho. Tenta só não cometer, pelo menos, estes! :)

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page