top of page

EUA ou Mercados Emergentes?

Quando estás a construir a tua carteira de investimentos, um dos tópicos mais importantes é a diversificação dessa carteira, já que o facto de estares exposto a diferentes tipos de produtos aumenta as probabilidades de sucesso da tua estratégia no geral.


Se a tua estratégia de investimento inclui ações, então o investimento no mercado e empresas norte-americanas de certeza que aparece no topo da tua lista de "interesses" já que este tem sido, e continua a ser, o motor da economia mundial e o país onde as maiores empresas do mundo estão. Além disso, é conhecido o famoso retorno médio anual de 10% do S&P500 que serve de referência ou objetivo para tantos investidores.


No entanto, temos visto nos últimos anos o aparecimento e crescimento de outros mercados onde se destaca, claro, o chinês, que têm vindo a subir posições no ranking ano após ano.

 

Com isto em mente, é legítimo que comeces a pensar se valerá a pena manter a aposta "segura" no S&P500 ou se talvez os mercados emergentes vieram para ficar e o seu crescimento será uma melhor alternativa.

 

Com isto em mente, vamos analisar números e perceber as tendências.


Para a nossa análise vamos usar dois dos maiores ETF's, cada um na sua respetiva categoria:

  • iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) - CSSPX

  • Xtrackers MSCI Emerging Markets UCITS ETF 1C - XMME

Utilizando a informação disponível no JustETF, encontramos as seguintes características:

  • O CSSPX tem um dimensão mais de 8 vezes superior ao XMME, o que revela um interesse generalizado dos investidores muito maior no S&P500 do que nos Mercados Emergentes. Isto também pode ser afetado pelo facto de o CSSPX ter mais 7 anos de existência do que o XMME. Um ponto para o CSSPX.

  • A Total Expense Ratio (TER) do CSSPX é menos de metade do XMME sendo, respetivamente, 0,07% e 0,18%. Mais um ponto para o CSSPX

  • A Volatilidade do último ano do XMME é mais baixa do que a do CSSPX. Apesar de ambos se situarem no nível 6 de risco, as volatilidades respetivas de 15,56% e 18,66% transmitem alguma maior estabilidade de valores nos mercados emergentes. Primeiro ponto para o XMME.

  • A rentabilidade do CSSPX leva a melhor todos os anos desde que o XMME existe. A rentabilidade acumulada 2018 - YTD 2021 no CSSPX é de 54,99% e no XMME é de 24,99%. Novamente, um ponto para o CSSPX.

 

Se queres aprender tudo o que precisas sobre ETF's e como analisá-los, então fica o convite para assistires à Masterclass de Análise de ETF's. Basta carregar aqui e fazer o download da sessão.

 

Claro que podemos analisar mais pormenores sobre ambos os ETF's ou até comparar com outros ETF's do S&P500 e de Mercados Emergentes mas nesta rápida análise que mostro acima, claramente percebemos que há uma tendência muito positiva para o lado do "tradicional" S&P500.


Um fator interessante e que me surpreendeu foi a correlação existente entre os ETF's.


A correlação "é uma ferramenta estatística que permite identificar, por meio de análises visuais gráficas, a possível relação existente entre duas variáveis quantitativas distintas".

Fonte: EDTI


Calculando a correlação entre estes dois ETF's chegamos ao valor de 0,93, o que mostra um valor muito próximo da tal correlação perfeita. Isto significa que o comportamento dos dois ETF's é praticamente idêntico.


Para teres uma noção, se compararmos o CSSPX com o iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (IBTS), um ETF que segue obrigações governamentais dos Estados Unidos, esta correlação é de -0,77, o que significa que os produtos se movem em sentidos contrários. Quando um valoriza, o outro desvaloriza.

 

Então, em resumo, vemos que parecem haver poucos argumentos a favor do investimento em Mercados Emergentes, pelo menos considerando estes dados que aqui foram utilizados. O investimento no S&P500 tem trazido melhores retornos, durante mais tempo, com custos de investimento mais baixos e isto tem trazido mais investidores o que reforça cada vez mais as vantagens do mesmo. Além disso, vemos que os Mercados Emergentes também não podem ser encarados como um investimento que traga segurança adicional à carteira pela alta correlação que parece existir entre ambos os produtos.


Isto quer dizer que deves descartar o investimento em Mercados Emergentes e focar no S&P500 ou outro tipo de mercado desenvolvimento? Claro que não! Como em tudo dos investimentos e das finanças pessoais em geral, não existem respostas 100% certas e que sirvam para todos.


O histórico mostra que até agora, o investimento em Mercados Emergentes não tem sido vantajoso face ao S&P500 mas tudo isso pode mudar no futuro, por isso se acreditas que a China ou qualquer outro país será o motor da economia mundial nos próximos anos, então considera o investimento nesses países. Garante sempre que estás confortável e consciente do teu investimento e que o mesmo se enquadra na tua estratégia. Isso é, sempre foi e sempre será o mais importante.

 

Aviso Legal


Os ETF's são produtos de investimento sem capital garantido e, por isso, com risco de perda total de capital.


Esta publicação não deve ser interpretada como qualquer sugestão ou recomendação de investimento em qualquer um dos produtos, mas apenas como uma partilha de experiência e opinião.


Faz sempre a tua análise e toma as tuas decisões de forma consciente e independente!


Para mais informações, consulta o Aviso Legal.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page