top of page
  • Foto do escritorSelectra

Poupança energética: como cuidar das suas finanças e proteger o planeta ao mesmo tempo

Anualmente, a 21 de outubro celebra-se o Dia Mundial da poupança de energia, com o objetivo de consciencializar sobre a importância de poupar energia e adotar hábitos de consumo que nos ajudem a cuidar do meio ambiente. Todos os dias, ao gastar energia, consumimos recursos naturais muitas vezes limitados, como combustíveis fósseis, incluindo carvão e petróleo.


Desta forma, é fundamental fazer uma utilização racional da energia, desenvolvendo um estilo de vida mais sustentável e amigo do ambiente. No entanto, é possível pensar que não é fácil poupar energia em casa, ou que isto pode ter um efeito negativo na nossa economia, levando a mais despesas do que o habitual. Por isso, e devido a este Dia Mundial da Poupança de Energia, na Selectra queremos mostrar-lhe que é possível cuidar dos nossos recursos naturais e, ao mesmo tempo, proteger as nossas finanças pessoais. Podemos começar?


Por que é importante poupar energia?


Em primeiro lugar, vamos começar a analisar por que é importante desenvolver métodos para economizar energia. Assim, esta é a maneira mais simples e acessível que temos para reduzir o impacto negativo das nossas atividades no meio ambiente prescindir de nenhum tipo de conforto


A primeira e principal razão é que a energia não é infinita. Podemos distinguir entre energia renovável e não renovável, e apesar da primeira ser muito mais benéfica e não se esgote, ainda há muito a ser feito. Atualmente, a maior parte do consumo de energia baseia-se em fontes de energia de origem fóssil, que um dia vão esgotar.


Outra principal razão, como mencionamos, é que poupando energia ajudamos a cuidar do meio ambiente, e isso é essencial para o nosso planeta e para lutar contra desafios tão grandes como as mudanças climáticas. Por último, poupar energia ajuda a economia nacional, pois cria empregos e ajuda a evitar a nossa dependência de países, que nos fornecem produtos como o petróleo.


Como se não bastassem todos esses motivos, apostar em energia sustentável ou tomar medidas para economizar energia também beneficiará a nossa economia pessoal. Veja como.


Como poupar energia em casa e proteger as nossas finanças?


Ter consciência da importância de poupar energia em casa também trará grandes mudanças positivas para as nossas finanças pessoais, se seguirmos estas dicas de poupança de energia:


Apostar por lâmpadas de baixo consumo: Estes tipos de lâmpadas, também chamadas de LEDs, podem consumir até 10 vezes menos, o que não só nos permitirá economizar energia como também reduzir consideravelmente a temida conta de luz. O preço atual da energia está a atingir valores históricos, pelo que pode começar a reduzir custos por aqui.


Desconectar dispositivos e aparelhos elétricos que não usa: Muitas vezes deixamos a televisão ou até mesmo o carregador do smartphone ligado, pensando que isso não consome energia. No entanto, ao deixá-los conectados, eles consomem eletricidade de forma constante e silenciosa, e aos poucos isso vai afetar as contas de energia.


Renovar a instalação elétrica e os eletrodomésticos: Embora estas medidas possam implicar um grande investimento inicial, a longo prazo permitir-nos-ão poupar dinheiro e reduzir o consumo de energia, pois com o passar do tempo, os eletrodomésticos passam a funcionar pior e a consumir mais, sendo menos eficientes. O ideal é que, se tiver essa possibilidade, renove os eletrodomésticos pelos mais eficientes.


Evitar o desperdício de água: Quando falamos de energia, não devemos pensar apenas em luz e eletricidade. A instalação de reguladores nas torneiras permitirá poupar água e energia, com impacto positivo na nossa conta corrente no final do mês.


Instalar termostatos e temporizadores nos radiadores: isto permitirá não aumentar, controlar e programar a temperatura ambiente necessária e que apenas se liguem quando realmente faça falta.


Apagar as luzes: uma das formas mais simples de economizar energia que podemos encontrar. Basta ter um pouco de cuidado e evitar deixar a luz acesa para notar uma grande diferença nas contas. Da mesma forma, e apesar de ser tentador tomar um banho mais longo, reduzir a duração do mesmo pode ter efeitos muito positivos.


Como pode ver, existem muitos truques simples que se podem implementar para reduzir o consumo de energia. No entanto, existe ainda um outro conjunto de ações para poupar energia que não falámos: apostar nas energias renováveis.


Benefícios de ter energia sustentável em casa


Além de promover a economia de energia em casa, se o que queremos é respeitar o meio ambiente, ter energia renovável para o nosso consumo diário pode ser uma ótima decisão. Assim, cada vez mais pessoas estão a optar por esta alternativa, pois é uma energia que não polui, é abundante e que, além disso, nos oferecerá uma enorme redução nas contas de energia elétrica.


Desta forma, podemos optar pela energia solar térmica para aquecer água, através de painéis solares. Podemos ainda, instalar uma caldeira que aqueça a nossa casa usando matéria orgânica (a chamada biomassa). Os painéis solares também podem ser usados ​​para produzir eletricidade, podendo ser usada a energia eólica através de turbinas eólicas como complemento dos referidos painéis.


O consumo mundial de energia disparou, e por isso precisamos cada vez mais de energia para realizar as nossas atividades do dia-a-dia, já que isso também tem grande influência na nossa economia. Portanto, optar por moderar nosso consumo de energia pode ser uma ótima maneira de não apenas economizar, mas também ter mais cuidado com o meio ambiente.


 

Este artigo foi escrito pela Selectra.


A Selectra surgiu em Portugal no ano de 2015, com o propósito de informar os consumidores sobre as opções que lhes oferecem o novo mercado de energia e ser um ponto de união entre as novas companhias e os utilizadores portugueses. Pretende assim, tornar mais fácil a vida de todos os consumidores, oferecendo-lhes um serviço rápido, gratuito e livre de preocupações.


Conhece melhor a Selectra, acedendo ao site.

0 comentário

تعليقات

تم التقييم بـ ٠ من أصل 5 نجوم.
لا توجد تقييمات حتى الآن

إضافة تقييم

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page