top of page

IRS 2024: O que precisas de saber

O período para entrega do IRS começou a 1 de abril e estende-se até 30 de junho, sendo este último o prazo final para submeter a declaração eletronicamente. Antes de proceder à entrega, é importante garantir que todos os passos prévios estão cumpridos, como a atualização do agregado familiar e a verificação das faturas.


IRS 2024: O que precisas de saber

Para aqueles que não estão abrangidos pelo IRS Automático e não estão dispensados de entregar a declaração, é necessário preencher a declaração Modelo 3 e os Anexos correspondentes aos rendimentos obtidos. Os Anexos variam consoante o tipo de rendimentos, sendo que existem para rendimentos do trabalho dependente, empresariais e profissionais, entre outros.


O IRS Automático é uma opção conveniente para muitos contribuintes, pois a declaração é pré-preenchida com os dados comunicados atempadamente, sendo apenas necessária a sua confirmação para se tornar definitiva.


Após a entrega da declaração, a Autoridade Tributária procede aos cálculos necessários, subtraindo as deduções específicas ao rendimento global e aplicando a taxa de IRS para determinar a coleta total. Dependendo do resultado, poderás receber um reembolso ou ter de pagar IRS adicional.


É importante estar atento a possíveis alertas de "Divergência" após a entrega da declaração, que indicam diferenças entre os dados declarados e os registados pela AT. Estes alertas podem ser resolvidos através do envio de documentos ou informações adicionais.


Os contribuintes têm até 31 de julho para receber o reembolso, sendo necessário registar ou alterar o IBAN para transferência bancária. Quem tem de pagar IRS adicional tem até 31 de agosto para liquidar a dívida.


A obrigatoriedade de entrega da declaração abrange aqueles que obtiveram rendimentos de trabalho dependente, empresariais, profissionais, entre outros, exceto se estiverem dispensados de o fazer.


Os casais têm a opção de apresentar uma declaração conjunta ou individual, dependendo do regime de tributação escolhido.


Em resumo, a entrega do IRS é um processo importante que requer atenção aos prazos e procedimentos. Certifica-te de estares devidamente informado e preparado para cumprir com as tuas obrigações fiscais.


 

Se precisares de ajuda na submissão da tua declaração de IRS, então entre em contacto com a Marisa Teixeira, através do seu site, carregando aqui.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page