top of page

Livro: O Homem mais Rico da Babilónia

"O Homem mais Rico da Babilónia" surge repetidamente na lista de leituras obrigatórias sobre Finanças Pessoais, por isso decidi comprar e ver se a popularidade é justificada.


O livro é bastante pequeno e em pouco mais de 1 hora fica despachado, por isso para quem não tem o hábito ou gosto da leitura é um ponto a favor.


O estilo de escrita, para mim, é pouco apelativo. Tal como mencionado na contra capa, o autor recorre a uma linguagem "de tom bíblico" e isso é muito notório em todo o livro. De uma forma muito resumida, todo o livro retrata o tal homem mais rico da Babilónia a contar as suas histórias e partilhar as suas aprendizagens com as pessoas com quem se vai cruzando na sua vida. Percebo que o facto de ser mais uma história do que um livro técnico, acabe por agradar a muitos leitores e facilitar a sua leitura. No entanto, acredito que existem uma fatia considerável de leitores, nos quais me incluo, que tendencialmente se acabam por perder na história e têm mais dificuldade em retirar o conhecimento ou a aprendizagem.


Chegamos ao ponto essencial que me faz ler todos os dias, sem falha: o conhecimento ou a aprendizagem. Neste aspeto, acho o livro extremamente interessante para todos os que se interessam por Finanças Pessoais, independentemente do ponto em que se encontram.


Por um lado, para quem está agora a começar, tem pontos base importantes no capítulo "sete soluções para uma carteira vazia" tais como:

  • Controle os seus gastos - "Examinem cuidadosamente o vosso estilo de vida habitual. É aí que residem seguramente determinadas despesas estabelecidas que poderão ser reduzidas ou eliminadas com sensatez".

  • Comece a engordar a carteira - "Por cada dez moedas que colocarem nas vossas carteiras, retirem apenas nove para uso próprio. A carteira começará logo a ficar recheada, e o seu peso crescente será fonte de alegria nas vossas mãos e fonte de satisfação para as vossas almas".

  • Garanta um rendimento futuro - "Por isso, dir-vos-ei que incumbe a todo o homem providenciar rendimentos adequados para os dias que virão, quando deixar de ser jovem, e prover às necessidades da família, caso a mesma deixe de poder contar com ele para o seu conforto e sustento".

Para quem já está mais avançado no processo, o mesmo capítulo menciona coisas como:

  • Multiplique os seus rendimentos - "O ouro que conseguimos reter dos nossos ganhos é um mero começo. Só o que ele gerar irá construir as vossas fortunas"

  • Aumente as suas fontes de rendimento - "Quanto mais sabedoria adquirimos, mais podemos ganhar. O homem que procura aprender mais sobre o seu ofício será abundantemente recompensado".


 

Pequena nota para repararem que aqui em cima já estão 5 das 7 soluções mencionadas, por isso já têm um começo :). Reparem também no estilo de escrita para perceberem se se adaptam ou nem por isso.

 

O resto do livro tem, na sua essência, histórias contadas pelo tal homem ou se entra em mais detalhe sobre cada um destes 7 pontos, aliando isso a algumas coisas de desenvolvimento pessoal que são sempre interessantes de ler, apesar de não ser esse o foco do livro.


Em resumo, numa escala de 0 a 10 dava-lhe um sólido 8 apenas e só pelo estilo de escrita que torna confusa a absorção da informação que é, em si, bastante válida.


Convido-vos a ler o livro e a lançar a discussão :)


2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

Regista-te e recebe todas as novidades

Obrigado pelo teu registo

bottom of page